Ads 468x60px

29/01/2012

A PROSPERIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO



Texto Bíblico: Gênesis 39.3 "Vendo, pois, o seu senhor que o Senhor estava com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em sua mão".
 
A PROSPERIDADE VERDADEIRA É SÓ A QUE VEM DE DEUS

1. A PROSPERIDADE DIVINA É CONDICIONAL A OBEDIÊNCIA - Deuteronômio 8.11 Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno; Josué 1.8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
2. A PROSPERIDADE MAL USADA LEVA O HOMEM A RUÍNA - Deuteronômio 8.12 para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas; Eclesiastes 7.14 No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.
3. A PROSPERIDADE POSSESSIVA LEVA AO MATERIALISMO - Deuteronômio 8.13 depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, Jó 21.13 Na prosperidade gastam os seus dias, e num momento descem à sepultura.
4. A PROSPERIDADE AMBICIOSA É UM MAL QUE CORROMPE - Deuteronômio 8.14 se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão, Jeremias 22.21 Falei contigo na tua prosperidade, mas tu disseste: Não ouvirei. Este tem sido o teu caminho, desde a tua mocidade, pois nunca deste ouvidos à minha voz.
5. NA TUA PROSPERIDADE NÃO IGNORE O DEUS PROVEDOR - Deuteronômio 8.15 que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões e de secura, em que não havia água; e te fez sair água da pederneira; Oséias 13.6 Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de mim.
6. A PROSPERIDADE PELA HUMILHAÇÃO VISA A EXALTAÇÃO - Deuteronômio 8.16 que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheciam; para te humilhar, e para te provar, e, afinal, te fazer bem. I Pedro 5.6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
7. NA PROSPERIDADE NÃO DEIXE O ORGULHO TE DOMINAR - Deuteronômio 8.17 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Ageu 1.6 Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.
8. VINDO A PROSPERIDADE LEMBRE DO DEUS DA PROMESSA - Deuteronômio 8.18 Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê. Salmos 68.19 Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.


Nenhum comentário:

 

Sample text

Sample Text

Sample Text